Agrupamento de Escolas de Barrancos

Comunicado – Retoma das atividades letivas (Regime não presencial) (com atualizações)

By , 5 de Fevereiro de 2021

Comunicado à Comunidade Educativa

Retoma das Atividades letivas a Distância

Ano Letivo 2020/21

 

A partir de 2.ª feira, dia 8 de fevereiro de 2021, as atividades educativas e letivas no Agrupamento de Escolas de Barrancos (AEB) serão retomadas em regime não presencial.

O AEB e a Autarquia de Barrancos, após novo diagnóstico às famílias dos alunos acerca das condições tecnológicas para a implementação deste tipo de ensino, verificaram que existem ainda famílias que têm necessidade de meios tecnológicos, computadores e acesso à internet.

Apesar do Ministério de Educação ter informado que todos os alunos do Escalão A e B iriam receber computadores e acesso à internet, no Nosso AE nenhum aluno recebeu esses equipamentos, pelo que a solução adotada tem passado pelos parcos recursos de que o Agrupamento dispõe e de todos os esforços que a Autarquia de Barrancos tem disponibilizado e irá disponibilizar, apesar da sua responsabilidade ser apenas no Pré-escolar e Primeiro ciclo.

Neste sentido, o AEB possibilitará a todos os alunos que não possuam os recursos necessários em casa, ou que não os consigam utilizar, e a todos aqueles alunos que se detete que o E@D não se adequa às capacidades tecnológicas e às dificuldades de aprendizagem, que possam deslocar-se à escola para ultrapassar as situações detetadas, com o apoio de recursos informáticos disponíveis e recursos humanos adequados.

A Escola Básica Integrada de Barrancos, continuará a funcionar como Escola de Acolhimento – Podem ser acolhidos nos estabelecimentos de ensino referidos no n.º 1 do artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, na sua redação atual, os filhos ou outros dependentes a cargo dos profissionais referidos no artigo anterior cuja mobilização para o serviço ou prontidão obste a que prestem assistência aos mesmos na sequência da suspensão das atividades letivas e não letivas e formativas presenciais, determinada pelo artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, na sua redação atual, e pelo Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril.

Continuarão a ser assegurados os apoios terapêuticos, dos alunos com medidas adicionais, prestados no nosso Agrupamento, nomeadamente, terapia da fala (Equipa da Intervenção Precoce em estreita articulação com a família das crianças) e Apoio Psicológico prestado pelo Psicólogo do AE, podendo este tipo de terapias ser presencial, mediante autorização dos Encarregados de Educação.

O Agrupamento, em articulação com Autarquia de Barrancos, continuará a garantir as refeições aos alunos, que beneficiem da ASE – Escalões A e B, que serão servidas no refeitório do AEB, mediante inscrição de véspera para:

aeb.secretaria@gmail.com/  ou telefone: 285950652.

Ainda no domínio da alimentação, informa-se que os alunos do Pré-Escolar e 1.º ciclo poderão levantar no AEB o leite escolar respeitante a cada semana de funcionamento do calendário escolar (dois terços de leite branco e um terço de leite achocolatado).

Os encarregados de educação serão contactados pelas Educadoras de Infância, as Professoras Titulares de Turma do 1.º Ciclo e pelos Diretores de Turma do 2.º e 3.º ciclos, para os informarem do modo como se irão organizar as atividades pedagógicas relativas aos seus educandos, bem como do respetivo horário de funcionamento.

O calendário escolar sofrerá alterações através de despacho, permitindo recuperar os 11 dias úteis da atual pausa letiva, designadamente através dos seguintes ajustes:

  • Supressão da pausa letiva de Carnaval, prevista de 15 a 17 de fevereiro;
  • Alteração na pausa letiva da Páscoa, que passa a ter início no dia 29 de março e a terminar a 1 de abril;
  • Alteração das datas de conclusão do terceiro período para os diferentes anos de escolaridade.

Tanto a alteração do calendário escolar, como o calendário final de provas e exames, serão divulgados até ao dia 12 de fevereiro.

Tendo em conta que o AEB é uma escola de acolhimento e cumprindo as ordens da DGESTE, fomos notificados, no âmbito da prevenção do COVID-19 para a realização de testes de despistagem a funcionários docentes e não docentes no dia 9 de fevereiro, na parte da manhã no Pavilhão da escola, pelo que as atividades letivas programadas para esse período não se realizarão. Mais se informa que esta despistagem terá mais duas etapas com espaço de 7 dias, aguardando-se, contudo, a confirmação das datas das fases 2 e 3.

Nota: Para que as atividades decorram da forma planeada, torna-se necessário que todos cumpram as suas responsabilidades, desenvolvendo um trabalho colaborativo, com a identificação de possíveis dificuldades na sua implementação e sempre aberto a sugestões de melhoria.

Atualização: O Agrupamento recebeu hoje (8 de fevereiro) uma comunicação da DGESTE a informar que, por dificuldade de meios logísticos da Cruz Vermelha, a realização de testes de despistagem ao COVID-19 a funcionários docentes e não docentes prevista para amanhã, no dia 9 de fevereiro, foi adiada, ainda sem nova data definida.

Nova atualização: A primeira das três etapas da despistagem acabou por ser realizada no dia 10 de fevereiro, tendo todos os testes realizados resultados negativos

Melhores Cumprimentos,

O Diretor do AEB

Bento Caldeira

Comments are closed