Agrupamento de Escolas de Barrancos

Localização

13 de Janeiro de 2011

Com uma área de 168 Km2 e uma população de 1924 habitantes (Censos 2001) concentrada na vila que lhe dá nome, o Concelho de Barrancos está situado no Distrito de Beja.

As suas fronteiras são delimitadas a Sul e Oeste pelo concelho de Moura; a Norte pelo concelho de Mourão e pela província espanhola da Estremadura; a Este pela província espanhola da Andaluzia.

A vila de Barrancos, única localidade do concelho dista 21 quilómetros de Santo Aleixo da Restauração, a povoação portuguesa mais próxima. Amareleja e Safara, estão a aproximadamente 26 quilómetros, Moura a 50 e a sede de distrito, Beja, a cerca de 110 quilómetros.

Atravessando a fronteira, a povoação Espanhola mais próxima, Ensinasola, está a 9 Km. Oliva de la Frontera a 29 Km, Fregenal de la Sierra a 32 Km e Zafra a 72 Km, são algumas das localidades espanholas cuja relação com a população de Barrancos é intensa.

O Agrupamento de Escolas de Barrancos, tendo como área de intervenção exlusivamente o território do Município, situa-se na Rua de Angola.