Agrupamento de Escolas de Barrancos

Informação à Comunidade Escolar – situação atual Covid-19

By , 11 de Janeiro de 2021

Informo toda a comunidade escolar que o Agrupamento de Escolas de Barrancos (AEB), perante a situação epidemiológica que afeta o concelho de Barrancos e, por conseguinte, o Agrupamento, tem o seu Plano de Continência em execução.

Assim, os casos de um aluno do nono ano e de uma funcionária do refeitório que testaram positivo ao COVID-19, cujos resultados foram conhecidos durante o fim de semana, foram reportados à Autoridade de Saúde da área. Os encarregados de educação das turmas do oitavo e nono anos de escolaridade foram informados pela Direção que os seus educandos deveriam ficar em confinamento, informação essa que nos foi transmitida de forma verbal, via telefone, pela USP-ULSBA; o mesmo foi solicitado aos funcionários do refeitório e bufete.

O AEB aguarda resposta, por escrito, da Autoridade de Saúde para solicitar à Senhora Delegada Regional da DGESTE autorização para implementar o Ensino a Distância nas turmas do oitavo e nono anos. A extrema burocracia, a dificuldade de contactar a Autoridade de Saúde relacionada com a sobrecarga de chamadas e de falta de recursos humanos, tudo complica e retarda as respostas às nossas solicitações.

Mas vamos trabalhando para que tudo melhore, nomeadamente, desinfetando os espaços por onde se julgue que possam existir condições de contágio.

Em parceria com a Autarquia, e com o total apoio desta, dia 13 de janeiro irão ser efetuados testes de despistagem à Covid-19 a todos os elementos da comunidade escolar, pelas 11.00 horas, no Parque de Feiras e Exposições, ressalvando-se que as turmas do oitavo e nono anos, bem como os não docentes que se encontrem em confinamento, realizam o teste na mesma data, mas às 12.30 horas.

Pretendo que a Escola continue a ser um espaço seguro, pelo que todos os alunos, com exceção das turmas do oitavo e nono anos, deverão frequentar as aulas presencialmente, cumprir as regras de segurança e de desinfeção e cumprir  com o dever de assiduidade, apesar da inexistência de serviço de almoços e bufete.

Cumprimentos e muita saúde para todos.

O Diretor do AE de Barrancos,

Bento Caldeira

Comments are closed