Agrupamento de Escolas de Barrancos

PROTOCOLO ENTRE EDIA E AEB

By , 13 de Janeiro de 2012

No dia 8 de Novembro de 2011 foi assinado um Protocolo de Cooperação entre a EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, S.A.) e o Agrupamento de Escolas de Barrancos (AEB), tendo como referência o Parque de Natureza de Noudar (PNN).

O PNN é um projeto da EDIA que concretiza objetivos do seu Plano de Gestão Ambiental e que se destina também a promover o desenvolvimento agro-florestal e turístico do concelho de Barrancos, bem como a promover atividades de educação ambiental. Este Parque dispõe, entre outras ofertas, de um programa de atividades dirigido a escolas, designado “Vamos a Noudar”, que conta com uma oferta diversificada de atividades pedagógicas, que podem ser desenvolvidas em espaços interiores, mas sobretudo exploradas no campo, com equipamentos específicos de cada temática – Flora, Fauna, Água, Solo, Agricultura, Geologia, Artes, Matemática, Física, Química.

O AEB considera que a colaboração com o PNN é importante para a concretização do seu Projeto Educativo, tendo em conta os recursos que dispõe para a realização de atividades educativas de caráter experimental.

A EDIA, enquanto membro fundador da Associação IBERLINX, representa o “Clube dos Amigos do Lince-ibérico”, que dispõe de atividades de voluntariado para grupos. O AEB considera que o papel do PNN na estratégia nacional para a conservação do lince-ibérico contribuirá para o desenvolvimento local, devendo por isso ser valorizado em termos educativos tendo em vista a sensibilização dos alunos para esta temática.

Assim sendo, o Agrupamento de Escolas de Barrancos e a EDIA, S.A. acordam o presente protocolo, que tendo como foco principal o Parque de Natureza de Noudar incidirá nas seguintes áreas temáticas:

A – Visitas de estudo

B – Clube dos Amigos do Lince-ibérico

C – Organização de eventos

D – Programa de Apadrinhamento (de uma ou duas turmas premiadas com um Plano de Atividades Anual a realizar no PNN)

Cerimónia de assinatura do Protocolo – Biblioteca de Barrancos

A esquerda para a direita – Dra. Isabel Sabino, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barrancos; Dra. Augusta Cachoupo, Administradora da EDIA; Dr. Henrique Troncho, Presidente da EDIA; Prof. Bento Caldeira, Diretor do AEB; Dr. Leonel Rodrigues, Presidente do Conselho Geral do AEB e Profª. Cláudia Costa, Adjunta do Diretor do AEB

Comments are closed