Agrupamento de Escolas de Barrancos

Webinar “COVID-19 e os desafios da alimentação saudável”

comments Comentários fechados em Webinar “COVID-19 e os desafios da alimentação saudável”
By , 25 de Fevereiro de 2021

Divulgação do Webinar COVID-19 e os desafios da alimentação saudável.

Público-alvo: Pessoal Docentes e elementos da Equipa PES.

Para acederem, no dia 2 de março, à transmissão por Youtube, acedam a https://youtu.be/9y9Xv4pe898

Votos de continuação de saúde e bem-estar

INFORMAÇÃO ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO – INTERRUPÇÃO DA PRÁTICA LETIVA

comments Comentários fechados em INFORMAÇÃO ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO – INTERRUPÇÃO DA PRÁTICA LETIVA
By , 22 de Janeiro de 2021

INFORMAÇÃO ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO – INTERRUPÇÃO DA PRÁTICA LETIVA

Face à tomada de decisão do encerramento das atividades letivas, durante o período de 22 de janeiro a 5 de fevereiro de 2021, com base no Decreto-Lei nº 3-c/2021, de 22 de janeiro, importa referir que o Agrupamento de Escolas de Barrancos (AEB), conjuntamente com mais 810 escolas, irá funcionar como escola de acolhimento, tendo por isso de cumprir as obrigações definidas pela Tutela, nomeadamente:
” Os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas da rede pública de ensino e os estabelecimentos particulares, cooperativos e do setor social e solidário com financiamento público adotam as medidas necessárias para a prestação de apoios alimentares a alunos beneficiários dos escalões A e B da ação social escolar. “

Nesse sentido, todos os alunos dos escalões A e B da Ação Social Escolar poderão usufruir do fornecimento de refeições escolares no refeitório do AEB, devendo para tal informar no dia anterior, até às 12:00 horas, da intenção de almoçar no dia seguinte.

Os almoços serão fornecidos/consumidos no refeitório entre as 12:30 horas e as 13:30 horas.

O contacto para a informação do pedido de almoço poderá ser efetuado via telefone (285950650) ou email (aeb.secretaria@gmail.com).

Assegurará também a ocupação dos alunos descendentes de famílias cujos progenitores sejam considerados prioritários no combate ao COVID-19 e Forças de Segurança.

Mais se informa que os alunos do Pré-escolar e do Primeiro ciclo poderão usufruir do leite escolar para as duas semanas de interrupção, devendo para tal contactar o AEB para receber as embalagens necessárias para uma/duas semanas para consumir em casa.

Com os melhores Cumprimentos.

O Diretor do AEB,
Bento Caldeira

Para consulta:  Lista das Escolas de Acolhimento 2021b (1)

Informação à Comunidade Educativa – Situação Covid-19

comments Comentários fechados em Informação à Comunidade Educativa – Situação Covid-19
By , 17 de Janeiro de 2021

Complementarmente às informações difundidas pelos Diretores de Turma, Titulares de Turma/Grupo, venho por este meio reforçar que a Nossa Escola não está isolada da comunidade, como tal as preocupações sobre o momento atual são recíprocas.

Tudo temos feito conjuntamente com os Nossos Parceiros, sobretudo com a Autarquia, para continuar a manter a Escola como lugar seguro para levar em frente a Missão de formar os alunos com as competências e valores expressos no Perfil do Aluno.

Após uma semana muito conturbada que culminou com o confinamento de um grupo do Pré-escolar e da turma do primeiro/segundo anos, que passarão para o Ensino a Distância, solicita-se que os alunos cujas turmas/grupos não se encontrem em confinamento frequentem as aulas presenciais, tendo em conta o dever de assiduidade; bem como, que os alunos das turmas em Ensino à Distância participem nas aulas online.
Estou ciente das Vossas preocupações que, seguramente, são também minhas. Desde a primeira hora a Direção tem assumido todas as preocupações, tendo mantido a Tutela e a CCOM devidamente informadas e seguido à  risca o Plano de Contingência, não existindo contágios  no interior do AEB. Assim sendo, vamos continuar a desenvolver o ensino presencial com os Nossos alunos por ser este o que melhor resposta dá às necessidades de aprendizagem dos alunos.
Todos seremos responsáveis pela resolução desta situação epidemiológica em que vivemos e todos juntos vamos vencer.
Cumprimentos e muita saúde para todos.
O Diretor do AE de Barrancos
Bento Caldeira

 

Informação à Comunidade Escolar – situação atual Covid-19

comments Comentários fechados em Informação à Comunidade Escolar – situação atual Covid-19
By , 11 de Janeiro de 2021

Informo toda a comunidade escolar que o Agrupamento de Escolas de Barrancos (AEB), perante a situação epidemiológica que afeta o concelho de Barrancos e, por conseguinte, o Agrupamento, tem o seu Plano de Continência em execução.

Assim, os casos de um aluno do nono ano e de uma funcionária do refeitório que testaram positivo ao COVID-19, cujos resultados foram conhecidos durante o fim de semana, foram reportados à Autoridade de Saúde da área. Os encarregados de educação das turmas do oitavo e nono anos de escolaridade foram informados pela Direção que os seus educandos deveriam ficar em confinamento, informação essa que nos foi transmitida de forma verbal, via telefone, pela USP-ULSBA; o mesmo foi solicitado aos funcionários do refeitório e bufete.

O AEB aguarda resposta, por escrito, da Autoridade de Saúde para solicitar à Senhora Delegada Regional da DGESTE autorização para implementar o Ensino a Distância nas turmas do oitavo e nono anos. A extrema burocracia, a dificuldade de contactar a Autoridade de Saúde relacionada com a sobrecarga de chamadas e de falta de recursos humanos, tudo complica e retarda as respostas às nossas solicitações.

Mas vamos trabalhando para que tudo melhore, nomeadamente, desinfetando os espaços por onde se julgue que possam existir condições de contágio.

Em parceria com a Autarquia, e com o total apoio desta, dia 13 de janeiro irão ser efetuados testes de despistagem à Covid-19 a todos os elementos da comunidade escolar, pelas 11.00 horas, no Parque de Feiras e Exposições, ressalvando-se que as turmas do oitavo e nono anos, bem como os não docentes que se encontrem em confinamento, realizam o teste na mesma data, mas às 12.30 horas.

Pretendo que a Escola continue a ser um espaço seguro, pelo que todos os alunos, com exceção das turmas do oitavo e nono anos, deverão frequentar as aulas presencialmente, cumprir as regras de segurança e de desinfeção e cumprir  com o dever de assiduidade, apesar da inexistência de serviço de almoços e bufete.

Cumprimentos e muita saúde para todos.

O Diretor do AE de Barrancos,

Bento Caldeira

Vídeo COVID-19 – “De volta à Escola” – Direção Geral de Saúde (DGS)

comments Comentários fechados em Vídeo COVID-19 – “De volta à Escola” – Direção Geral de Saúde (DGS)
By , 15 de Setembro de 2020

Deixamos aqui o vídeo da DGS, no âmbito da pandenia COVID-19, intitulado “De volta à Escola”:

Informação aos Alunos e Encarregados de Educação

comments Comentários fechados em Informação aos Alunos e Encarregados de Educação
By , 14 de Setembro de 2020

 

Reabertura da Educação Pré-Escolar – 1 de junho de 2020

comments Comentários fechados em Reabertura da Educação Pré-Escolar – 1 de junho de 2020
By , 28 de Maio de 2020

Orientações para a reabertura da Educação Pré-escolar – dia 1 de junho de 2020

comments Comentários fechados em Orientações para a reabertura da Educação Pré-escolar – dia 1 de junho de 2020
By , 23 de Maio de 2020

“Atendendo à emergência de saúde pública de âmbito internacional, declarada pela Organização Mundial de Saúde, no dia 30 de janeiro de 2020, bem como à classificação de pandemia, no dia 11 de março de 2020, o Governo, através do Decreto-Lei n.º 10- A/2020, de 13 de março, aprovou um conjunto de medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica da doença COVID-19, entre as quais a suspensão das atividades letivas e não letivas com presença de crianças e alunos em estabelecimentos de educação e ensino, designadamente de educação pré-escolar.”

“No dia 18 de março de 2020 foi decretado o estado de emergência em Portugal, através do Decreto do Presidente da República n.º 14 -A/2020, de 18 de março, o qual veio a ser renovado pelo Decreto do Presidente da República n.º 17-A/2020, de 2 de abril, e pelo Decreto do Presidente da República n.º 20-A/2020, de 17 de abril.”

“Através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-C/2020, de 30 de abril, o Governo aprovou ainda uma estratégia gradual de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença COVID-19, nos termos da qual definiu o dia 1 de junho como data de reabertura dos estabelecimentos de educação pré-escolar, quinze dias depois da reabertura das creches e do regresso parcial às atividades letivas presenciais pelos alunos do 11.º e 12.º anos e 2.º e 3.º anos dos cursos de dupla certificação.”

Consultar as orientações do Governo: Orientações para a Reabertura da Educação Pré-Escolar

Informação Adicional – Serviço Excecional de Refeições – Alunos Escalão A e B

comments Comentários fechados em Informação Adicional – Serviço Excecional de Refeições – Alunos Escalão A e B
By , 21 de Maio de 2020

Assunto:  Informação adicional à informação de 24 de abril de 2020 – Serviço Excecional de Refeições

Aviso aos Pais e Encarregados de Educação

Tendo em conta o disposto no ponto 4 do Artigo 9.º de Decreto-Lei nº 10-A/2020, alterado pela Lei nº 5/2020 de 10 de abril:

  • o Agrupamento de Escolas de Barrancos (AEB) está a servir aos alunos dos escalões A e B, cujos encarregados de educação solicitaram apoio, refeições em Kits;
  • neste momento estão a usufruir deste apoio, diariamente, 19 crianças, que recebem as refeições na portaria da Escola;
  • no sentido de melhorar o serviço, e fruto de uma monitorização, constatou-se que os alunos da Educação Pré-escolar e do 1.º ciclo, pela idade e pelos comportamentos demonstrados, quer no transporte das refeições, quer no relacionamento com os funcionários, não demonstram condições para efetuar a receção e o transporte das refeições, daí que a partir de 25 de maio deverão ser os Encarregados de Educação, ou alguém mandatado para o efeito, que recebem e transportam as refeições dos alunos da Educação Pré-escolar e do 1.º ciclo.

O Diretor do AEB,

Bento Caldeira

Informação – Serviço Excecional de Refeições – Alunos Escalões A e B

comments Comentários fechados em Informação – Serviço Excecional de Refeições – Alunos Escalões A e B
By , 24 de Abril de 2020

Assunto: Serviço Excecional de Refeições

Aviso aos Pais e Encarregados de Educação

Tendo em conta o disposto no ponto 4 do Artigo 9.º de Decreto-Lei nº 10-A/2020, alterado pela Lei n.º 5/2020, de 10 de abril:

“4 — Os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas da rede pública de ensino e os estabelecimentos particulares, cooperativos e do setor social e solidário com financiamento público adotam as medidas necessárias para a prestação de apoios alimentares a alunos beneficiários do escalão A e B da ação social escolar e, sempre que necessário, as medidas de apoio aos alunos das unidades especializadas que foram integradas nos centros de apoio à aprendizagem e cuja permanência na escola seja considerada indispensável.”

A Escola já garante este serviço a alunos com escalão A, passando a servir refeições a alunos do escalão B, cujos encarregados de educação assim o solicitem, a partir do dia 27/04/2020, e mediante marcação prévia.

Os pais e encarregados de educação devem informar por e-mail, aeb.direcao@gmail.com, ou por telefone (285950650), até às 9:30 horas, do próprio dia, o seu interesse em usufruir da refeição. O horário de levantamento dos Kits com as refeições será das 11:45 às 12:30 horas na Escola Básica Integrada de Barrancos.

Com os melhores cumprimentos.
O Diretor do AE de Barrancos,

Bento Caldeira

Esta medida entrará em vigor no dia 16/03/2020 e durará até ao dia 27/03/2020.
Os pais e encarregados de educação devem informar por email (aeb.direcao@gmail.com) ou por  telefone (285950650), até às 9:30 horas, do próprio dia, o seu interesse em usufruir da refeição.

O horário de levantamento dos Kits com as refeições será das 12 horas às 12:30 horas na Escola Básica Integrada de Barrancos.

Cumprimentos,

O Diretor do AEB,

Bento Caldeira