Agrupamento de Escolas de Barrancos

“Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

By , 5 de Abril de 2018

O mês de abril é assinalado em Portugal desde o início do século XXI, como o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Barrancos (CPCJ de Barrancos), seguindo as sugestões da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens (CNPDCJ), aborda esta questão desde 2012.

Para assinalar a campanha de 2018, de alerta para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda estão sujeitos, a CPCJ de Barrancos, com o apoio da Câmara Municipal de Barrancos, preparou três ações simbólicas, para desenvolver ao longo do mês:

– A colocação de uma faixa de lona na fachada de sete edifícios públicos, parceiros da CPCJ, com o laço azul e frases de apelo/sensibilização;

– A criação do Laço Humano na Praça da Liberdade, que decorrerá na mesma data/hora, em todo o território nacional;

– Ainda durante todo o mês de abril, nos sete serviços públicos onde será colocada a faixa/lona, a população poderá recolher um pequeno “Laço Azul”, símbolo da iniciativa.

As faixas de lona serão colocadas nas fachadas dos seguintes edifícios públicos: na CPCJ Barrancos, na sede dos Paços do Município de Barrancos (CMB); no Centro de Saúde de Barrancos; no Agrupamento de Escolas de Barrancos; na Creche de Barrancos; no quartel dos Bombeiros Voluntários de Barrancos e no posto da GNR.

O laço humano será “construído” pelos alunos, docentes e auxiliares do Agrupamento de Escolas de Barrancos, membros da CPCJ e representantes das entidades locais parceiras.

Para dar um caráter intergeracional, a Associação de Reformados de Barrancos associou-se à iniciativa, na qual poderá participar qualquer cidadão voluntariamente. Neste caso, pela simbologia, o “laço humano” a construir na Praça da Liberdade, deverá ser filmado e fotografado para divulgação junto dos meios de comunicação social e instituições locais, regionais e nacionais.

Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e Abuso Sexual

By , 23 de Novembro de 2016

Por motivo do Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e Abuso Sexual, 18 de novembro, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens solicitou a divulgação do vídeo “Abuso Sexual Infantil: a sua eliminação é imperiosa e possível” que apresentamos a seguir:

Por todas as Crianças, clique AQUI para aceder ao vídeo. Obrigado.

18-de-novembro

 

 

 

CPCJ de Barrancos

By , 8 de Março de 2014

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Barrancos é uma instituição oficial, não judiciária, com autonomia funcional, que visa promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo, a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.

Esta Comissão exerce a sua competência na área do município de Barrancos.

A docente Maria Virgínia Fialho foi designada representante do Ministério da Educação e Ciência na CPCJ de Barrancos.

Com o objetivo de facilitar a relação entre o Agrupamento e a CPCJ, em termos de informação documental, encontrará nesta Página os seguintes documentos:

1. Guia de orientações para os profissionais da educação na abordagem de situações de maus- tratos ou outras situações de perigo
2. Ficha_de_Sinalizacao_de_Perigo_CPCJ_AEBarrancos
3. Folheto CPCJ – Barrancos