Agrupamento de Escolas de Barrancos

Campanha de recolha de R.E.E.

By , 4 de Maio de 2017

recolha ree

Dia da Saúde – 9 de março

By , 10 de Março de 2017

O Clube de Saúde, Ambiente e Proteção Civil em articulação com os elementos da Unidade de Saúde Pública e com os Bombeiros Voluntários de Barrancos promoveram no dia nove de março o Dia da Saúde. Desde já o nosso agradecimento pela importante colaboração!
As atividades promovidas envolveram rastreios de saúde (tensão arterial e glicémia), jogos interativos sobre alimentação saudável, apresentação dos trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos do 3º ciclo integrados na temática da saúde, formação em Suporte Básico de Vida ministrada pelos alunos da Escola de Infantes e Cadetes de Bombeiros de Barrancos que integram as turmas no 5º, 6º e 7º ano, tendo como público alvo todos os alunos do agrupamento (1º, 2º e 3º ciclo).

Projeto Life Imperial – Conservação da Águia-Imperial – Ibérica

By , 16 de Fevereiro de 2017

No dia 15 de fevereiro o Agrupamento de Escolas de Barrancos recebeu a bióloga Raquel Alcaria que, em parceria com o Clube Saúde, Ambiente e Proteção Civil, desenvolveu uma sessão de sensibilização sobre a Conservação da Águia-imperial –ibérica (aquila adalberti). Esta atividade está integrada no Projeto LIFE IMPERIAL o qual pretende promover o aumento da população de Águia-imperial-ibérica em Portugal, com intervenções previstas nas Zonas de Proteção Especial (ZPE) da Rede Natura 2000 de Castro Verde, Vale do Guadiana, Mourão/Moura/Barrancos e Tejo Internacional, Erges e Pônsul, de forma a contribuir para o aumento da sua população em Portugal. Esta articulação inclui ainda uma aula de campo que irá decorrer no mês de maio e um conjunto de atividades que serão desenvolvidas pelas turmas.

 

Semana dos Afetos – Plano de Educação Sexual

By , 16 de Fevereiro de 2017

O Clube de Saúde, Ambiente e Proteção Civil, em articulação com psicóloga Marta Mondragão, tem vindo a desenvolver o Plano de Educação Sexual nas turmas do segundo e terceiro ciclo do agrupamento e nesse âmbito o Clube apresentou na Semana dos Afetos (dia catorze de fevereiro) o filme Divertida Mente no cineteatro de Barrancos (assistiram todos os alunos do 1.º, 2.º e 3. ciclos). Este filme de animação retrata a complexidade das emoções, alegria, tristeza, medo, repulsa e raiva de forma divertida na vida de uma menina e a forma como essas emoções atuam no pensamento racional de cada pessoa.
Esta atividade terá continuidade em sala de aula com a realização de debates com os alunos, de forma a consciencializar os alunos das diversas mensagens retiradas no filme.

IMG_20170214_141548 (640x480)

 

Ação de sensibilização – Efeito do álcool, e outras substâncias psicoativas, na condução.

By , 16 de Fevereiro de 2017

No âmbito do Clube Saúde, Ambiente e Proteção Civil, realizou-se no dia 9 de fevereiro, no Agrupamento de Escolas de Amareleja, uma atividade em articulação com a nossa escola – Ação de sensibilização sobre os perigos de condução sob efeito do álcool e outras substâncias psicoativas. O público alvo foram as turmas de nono ano e a atividade envolveu uma sessão teórica e, posteriormente, os alunos tiveram oportunidade de conduzir um Kart elétrico no qual foi possível simular os efeitos que substâncias como o álcool ou as drogas têm no condutor e no acompanhante.

 

Dia das Bandeiras Verdes – Galardão Eco-Escolas 2016, em Aveiro

By , 7 de Outubro de 2016

Como devem estar recordados, a escola foi convidada a estar presente na cerimónia de entrega do Galardão Eco-Escolas 2016, que decorreu este ano em Aveiro, no dia 30 de setembro. Convite esse assente no bom desempenho dos nossos alunos nas atividades em que participaram no âmbito do Programa Eco-Escolas, nomeadamente, entre outros, no desafio “Não sou o único … há 20 anos” e na construção do “Mural dos REEE”, nos quais a nossa escola foi selecionada e premiada. Parabéns aos nossos alunos, docentes e não-docentes que permitiram, uma vez mais, dar uma maior notoriedade ao nosso Agrupamento.

Aqui fica uma pequenina amostra dos bons momentos do evento:

 

Mural dos REEE – Mais um desafio premiado!

By , 27 de Julho de 2016

Mais um desafio aceite e mais um desafio premiado!

O projeto Geração Depositrão resulta de diversas campanhas levadas a cabo pela ERP Portugal junto da rede escolar, (desde o início de 2007) e surge em parceria com a ABAE através do Programa Eco-Escolas.

As escolas representam um papel fundamental na informação, formação e educação dos adultos de amanhã, influenciando igualmente o comportamento dos adultos de hoje.

Neste sentido, a nossa Escola participou no desafio lançado pela Geração Depositrão, com a criação de um “Mural dos REEE”, alusivo à reciclagem de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e de pilhas usadas.

Todos queremos um Mundo melhor, por isso decidiu-se utilizar as imagens de REEE “a caminho do Depositrão”, utilizando uma simples brincadeira de criança, um papagaio de papel, para levar a todo o lado uma mensagem muito importante: “Se neste Planeta queres continuar, os REEE deves reciclar.”

Com base nos REEE com mais relevância na nossa escola, elaboraram-se os desenhos com o apoio imprescindível da professora do 4º ano, Célia Paiva. Como queríamos um mural definitivo utilizámos tintas coloridas e o resultado final está à vista de todos!

Agradecemos a todos os alunos do 1.º Ciclo que colaboraram na pintura do nosso Mural dos REEE, bem como aos professores Célia Paiva, Francisco Bossa e Susana Moreira, sem eles a ideia não se teria concretizado!

Mais uma vez, estamos todos de Parabéns!

Já agora relembramos que o “Depositrão” encontra-se na entrada do edifício sede do nosso Agrupamento e podem sempre lá deixar REEE que já não têm utilidade.

Mural dos REEE (1)

 Mural dos REEE (2)

Mural dos REEE (3) retocada

Desafio “Não sou o único… há 20 anos” – Eco-Escolas

By , 26 de Julho de 2016

Como devem estar lembrados, o Agrupamento participou no desafio “Não sou o único … 20 anos”, integrado na comemoração dos 20 anos do Programa Eco-Escolas.

Parafraseando o site Eco-Escolas, com esta atividade pretendeu-se, entre outros objetivos, a criação de um vídeo participado por diversas escolas, homenageando simultaneamente uma banda histórica do panorama português, “Xutos e Pontapés”, que há 20 anos concretizam no terreno o Programa Eco-Escolas.

Participaram nesta atividade 112 escolas, tendo sido 6 selecionadas e NÓS somos uma das 6.

Que alegria!

 

selecionados xutos

 

eco-escolas vídeo(carregue na foto para aceder ao vídeo)

No dia 30 de setembro de 2016, em Aveiro, estamos convidados para atuar ao vivo para a Banda “Xutos e Pontapés”, na Gala Eco-Escolas – Dia das Bandeiras Verdes 2016, que elegerá a melhor execução da coreografia.

Estamos todos de parabéns!

Um agradecimento especial aos “dançarinos e cantores” (alunos dos 5.ª anos), à nossa Coordenadora do Programa Eco-Escolas e “ensaiadora”,  professora Susana Moreira, ao professor de Educação Musical, José Abreu, pelos “arranjos e acordes” e pela conceção do vídeo, bem como aos alunos que apoiaram na realização do vídeo, pessoal docente e não docente, enfim, a todos que de uma forma ou de outra colaboraram na iniciativa, incluindo os encarregados de educação que autorizaram os seus educandos a aparecer na rede social.

Obrigado a todos!

Logotipo do Clube Europeu

By , 26 de Julho de 2016

A proposta selecionada é da autoria da aluna Diana Carvalho, do 7.º ano. Para a concretização desta atividade, a Coordenadora do Clube Europeu, professora Anabela Gomes, contou com a colaboração da professora de Educação Tecnológica, Cristina Gonçalves, e do Coordenador do Clube d`Artes, professor Miguel Santana.

logotipo Clube do Ambiente

Eco-Código – Programa Eco-Escolas

By , 25 de Junho de 2016

Criado com a imaginação dos nossos alunos, apresentamos o nosso Eco-Código:

ecocódigo