Agrupamento de Escolas de Barrancos

Sessões sobre Educação para a Saúde Oral

By , 20 de Fevereiro de 2018

No âmbito do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral, em parceria com o Centro de Saúde de Barrancos e com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, o Agrupamento de Escolas de Barrancos apresenta duas sessões sobre Educação para a Saúde Oral, organizadas pela professora Aurora Coelho, Coordenadora da Educação para a Saúde no Agrupamento, e dinamizadas pela Higienista Oral, Micaela Martins, tendo como público-alvo os Encarregados de Educação e o Pessoal Docente.

Na sessão com o Pessoal Docente, a realizar no dia 28 de fevereiro (quarta-feira) às 17:00 horas, será revisto o Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral, os seus objetivos e atividades, assim como o papel importante que os professores têm neste âmbito. A sua colaboração nestas atividades é essencial, para que haja promoção e prevenção da saúde oral, dado que as crianças passam a maior parte do seu tempo na escola, sendo este um dos sítios ideais para se adquirir bons hábitos de higiene oral, prevenindo o aparecimento de doenças orais em idades precoces.

Na sessão com os Encarregados de Educação, a ter lugar no dia 1 de março (quinta-feira), pelas 17:00 horas, pretende-se dar a conhecer qual a população-alvo a ser abrangida pelo Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral e quais os seus objetivos. Serão abordados temas como: doenças orais frequentes nas crianças, promoção e prevenção da saúde oral nestas faixas etárias e a importância do papel que os pais ou encarregados de educação têm na saúde oral dos seus educandos.

Por tudo isto, contamos com a vossa presença, relembrando o convite que foi enviado a todos os encarregados de educação para estarem presentes.

 

Semana dos Afetos – 19 a 23 de fevereiro de 2018

By , 15 de Fevereiro de 2018

Não percam a próxima semana dedicada aos Afetos!

Clube Europeu – novidades

By , 12 de Dezembro de 2017

Para estar atualizado sobre as nossas atividades, consulte a nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/search/top/?q=clube%20europeu%20ae%20barrancos

Obrigado!

Visita de Estudo – Assembleia da República, Museu da Marinha e MAAT

By , 28 de Novembro de 2017

No dia 23 de novembro os alunos do 3.º ciclo do nosso Agrupamento realizaram uma visita de estudo, no âmbito do Clube Cidadania e Europa, à Assembleia da República,no período da manhã. Da parte da tarde os alunos do 7.º ano visitaram o Museu da Marinha, enriquecendo os seus conhecimentos sobre os descobrimentos portugueses, e os alunos do 8.º e 9.º anos visitaram o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), observando as exposições patentes.

Semana da Alimentação Saudável – 16 a 20 de outubro

By , 24 de Outubro de 2017

Porque uma alimentação saudável é essencial para a nossa saúde e bem estar, ficam aqui alguns registos de atividades desenvolvidas durante essa semana:

 

Campanha de recolha de R.E.E.

By , 4 de Maio de 2017

recolha ree

Dia da Saúde – 9 de março

By , 10 de Março de 2017

O Clube de Saúde, Ambiente e Proteção Civil em articulação com os elementos da Unidade de Saúde Pública e com os Bombeiros Voluntários de Barrancos promoveram no dia nove de março o Dia da Saúde. Desde já o nosso agradecimento pela importante colaboração!
As atividades promovidas envolveram rastreios de saúde (tensão arterial e glicémia), jogos interativos sobre alimentação saudável, apresentação dos trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos do 3º ciclo integrados na temática da saúde, formação em Suporte Básico de Vida ministrada pelos alunos da Escola de Infantes e Cadetes de Bombeiros de Barrancos que integram as turmas no 5º, 6º e 7º ano, tendo como público alvo todos os alunos do agrupamento (1º, 2º e 3º ciclo).

Projeto Life Imperial – Conservação da Águia-Imperial – Ibérica

By , 16 de Fevereiro de 2017

No dia 15 de fevereiro o Agrupamento de Escolas de Barrancos recebeu a bióloga Raquel Alcaria que, em parceria com o Clube Saúde, Ambiente e Proteção Civil, desenvolveu uma sessão de sensibilização sobre a Conservação da Águia-imperial –ibérica (aquila adalberti). Esta atividade está integrada no Projeto LIFE IMPERIAL o qual pretende promover o aumento da população de Águia-imperial-ibérica em Portugal, com intervenções previstas nas Zonas de Proteção Especial (ZPE) da Rede Natura 2000 de Castro Verde, Vale do Guadiana, Mourão/Moura/Barrancos e Tejo Internacional, Erges e Pônsul, de forma a contribuir para o aumento da sua população em Portugal. Esta articulação inclui ainda uma aula de campo que irá decorrer no mês de maio e um conjunto de atividades que serão desenvolvidas pelas turmas.

 

Semana dos Afetos – Plano de Educação Sexual

By , 16 de Fevereiro de 2017

O Clube de Saúde, Ambiente e Proteção Civil, em articulação com psicóloga Marta Mondragão, tem vindo a desenvolver o Plano de Educação Sexual nas turmas do segundo e terceiro ciclo do agrupamento e nesse âmbito o Clube apresentou na Semana dos Afetos (dia catorze de fevereiro) o filme Divertida Mente no cineteatro de Barrancos (assistiram todos os alunos do 1.º, 2.º e 3. ciclos). Este filme de animação retrata a complexidade das emoções, alegria, tristeza, medo, repulsa e raiva de forma divertida na vida de uma menina e a forma como essas emoções atuam no pensamento racional de cada pessoa.
Esta atividade terá continuidade em sala de aula com a realização de debates com os alunos, de forma a consciencializar os alunos das diversas mensagens retiradas no filme.

IMG_20170214_141548 (640x480)

 

Ação de sensibilização – Efeito do álcool, e outras substâncias psicoativas, na condução.

By , 16 de Fevereiro de 2017

No âmbito do Clube Saúde, Ambiente e Proteção Civil, realizou-se no dia 9 de fevereiro, no Agrupamento de Escolas de Amareleja, uma atividade em articulação com a nossa escola – Ação de sensibilização sobre os perigos de condução sob efeito do álcool e outras substâncias psicoativas. O público alvo foram as turmas de nono ano e a atividade envolveu uma sessão teórica e, posteriormente, os alunos tiveram oportunidade de conduzir um Kart elétrico no qual foi possível simular os efeitos que substâncias como o álcool ou as drogas têm no condutor e no acompanhante.