Agrupamento de Escolas de Barrancos

Visita de Estudo – Parque Natureza de Noudar

By , 12 de Maio de 2012

           

 No âmbito do protocolo celebrado entre o Agrupamento de Escolas de Barrancos e a EDIA, os alunos da turma do 1º ano deslocaram-se no passado dia 4 de Maio ao Parque Natureza de Noudar. Apesar do dia ameaçar chuva, decidimos não alterar os nossos planos e partimos à aventura.

            Saímos do Miradouro às 9.00 horas da manhã. Durante a viagem o ambiente no autocarro foi fabuloso e lá fomos cantando “ai si eu ti pego”, graças ao “DJ” João que foi o nosso animado motorista. Durante a viagem choveu bastante mas a nossa onda era bastante positiva para que a chuva nos acalmasse.

            Quando chegámos ao Monte da Coitadinha fomos recebidos pela Débora e pela Patrícia que nos encaminharam até ao auditório do Monte da Coitadinha, que seria a nossa sala de atividades ao longo do dia. A primeira atividade foi o visionamento de um vídeo sobre a Herdade da Coitadinha e depois respondemos a algumas questões sobre o mesmo. Aprendemos muita coisa… o nome dos rios que atravessam a herdade, o nome de mamíferos e de aves que lá podemos encontrar, os locais mais importantes para visitar e, até aprendemos a localizar o norte e o sul num mapa da herdade.

            Após esta atividade estava previsto um passeio, mas como a chuva não parava de cair e já havia alguma “fomeca” fomos tomar o pequeno-almoço feito pelo Nuno, mas com a nossa ajuda. Sentámo-nos todos à volta de uma grande mesa de madeira e inicialmente houve alguma desconfiança… chá de ervas com torradas de manteiga com orégãos?!!!!! E nós com as batatinhas fritas nas nossas mochilas… pensámos que não íamos gostar. No entanto, foi giro ajudar o Nuno a fazer o chá. A água com as ervas foi ao lume e depois tivemos de contar até sessenta cinco vezes para passarem cinco minutos e sabermos que estava pronto a ser quado para se beber. A maioria gostou do sabor do chá mas alguns nem quiseram provar. E as torradas? Esfrangalhámos os orégãos e outras ervas aromáticas e juntámos tudo com a manteiga com a ajuda da varinha mágica. Depois barrámos muitas fatias de pão e foram ao forno. Começávamos a sentir um cheirinho a pizza… a pizza?!!! As torradas estavam super deliciosas… ninguém conseguiu comer só uma. Comemos uma, duas, três… depois não nos deixaram comer mais, senão não saíamos dali. Estavam uma delícia!!! O Nuno é um excelente cozinheiro.

            Ah, que bom… mas agora é altura de outra atividade. Em grupos de quatro ou cinco elementos fomos fazer ninhos. Tínhamos muito material à nossa disposição e então lá fizemos ninhos bastante artísticos e desenhos muito bonitos. Conseguimos trabalhar em grupo e o trabalho final ficou magnífico; qualquer ave gostaria de ter um ninho daqueles.

            Depois de uma manhã muito, muito bem passada era hora de almoçar. A chuva tinha dado alguma trégua e então almoçámos na esplanada do Monte. As nossas mães tinham-nos enviado belas refeições e, em convívio com os colegas, lá almoçámos “a correr” que não tardava a chuva nos faria de novo companhia. Após o almoço brincámos ao touro e com muita energia, muita correria, muita gritaria… tínhamos os professores com os “nervos em franja” tal era a algazarra… mas portámo-nos muito bem.

            Finalmente chegou a Débora e fomos de novo para o auditório, agora fazer espantalhos para colocar na horta. Novamente tínhamos uma bancada cheia de material e lá deitámos “mãos à obra”. Pintámos a roupa dos espantalhos, enchemos tudo com palha, colámos e cozemos adereços e, “voilá” – cinco lindos espantalhos estavam construídos. Deixámos a sala toda suja mas divertimo-nos à brava. Depois foi hora de ir até à horta biológica e lá colocámos quatro espantalhos… pareciam estar felizes… o quinto espantalho veio para a nossa escola e ficará na nossa sala de aulas para recordarmos este dia tão bem passado. Ah, mas antes de terminar ainda escrevemos um postal para o dia da mãe e tirámos uma fotografia de grupo.

            Apesar da chuva, foi um dia maravilhoso, a construção dos ninhos e dos espantalhos, o visionamento do vídeo e a preparação do pequeno-almoço… ai aquelas torradas… fizeram com que tivéssemos um dia excelente. Um obrigado à Débora, à Patrícia, ao Nuno, ao João e aos nossos professores. Foi um dia mesmo muito bom… quando vamos lá outra vez?

 

Segue agora um pequeno texto elaborado pelos protagonistas da história: 

No dia 4 de Maio, a turma do 1º ano foi visitar o Parque de Natureza de Noudar.

Foi um dia de chuva, mas fizemos várias atividades.

Nós vimos um filme, preparámos um lanche aromático e construímos ninhos e espantalhos.

No final da visita colocámos quatro espantalhos na horta.

Nós gostámos muito de tudo, por isso queremos voltar lá, para o ano.

PROTOCOLO ENTRE EDIA E AEB

By , 13 de Janeiro de 2012

No dia 8 de Novembro de 2011 foi assinado um Protocolo de Cooperação entre a EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, S.A.) e o Agrupamento de Escolas de Barrancos (AEB), tendo como referência o Parque de Natureza de Noudar (PNN).

O PNN é um projeto da EDIA que concretiza objetivos do seu Plano de Gestão Ambiental e que se destina também a promover o desenvolvimento agro-florestal e turístico do concelho de Barrancos, bem como a promover atividades de educação ambiental. Este Parque dispõe, entre outras ofertas, de um programa de atividades dirigido a escolas, designado “Vamos a Noudar”, que conta com uma oferta diversificada de atividades pedagógicas, que podem ser desenvolvidas em espaços interiores, mas sobretudo exploradas no campo, com equipamentos específicos de cada temática – Flora, Fauna, Água, Solo, Agricultura, Geologia, Artes, Matemática, Física, Química.

O AEB considera que a colaboração com o PNN é importante para a concretização do seu Projeto Educativo, tendo em conta os recursos que dispõe para a realização de atividades educativas de caráter experimental.

A EDIA, enquanto membro fundador da Associação IBERLINX, representa o “Clube dos Amigos do Lince-ibérico”, que dispõe de atividades de voluntariado para grupos. O AEB considera que o papel do PNN na estratégia nacional para a conservação do lince-ibérico contribuirá para o desenvolvimento local, devendo por isso ser valorizado em termos educativos tendo em vista a sensibilização dos alunos para esta temática.

Assim sendo, o Agrupamento de Escolas de Barrancos e a EDIA, S.A. acordam o presente protocolo, que tendo como foco principal o Parque de Natureza de Noudar incidirá nas seguintes áreas temáticas:

A – Visitas de estudo

B – Clube dos Amigos do Lince-ibérico

C – Organização de eventos

D – Programa de Apadrinhamento (de uma ou duas turmas premiadas com um Plano de Atividades Anual a realizar no PNN)

Cerimónia de assinatura do Protocolo – Biblioteca de Barrancos

A esquerda para a direita – Dra. Isabel Sabino, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barrancos; Dra. Augusta Cachoupo, Administradora da EDIA; Dr. Henrique Troncho, Presidente da EDIA; Prof. Bento Caldeira, Diretor do AEB; Dr. Leonel Rodrigues, Presidente do Conselho Geral do AEB e Profª. Cláudia Costa, Adjunta do Diretor do AEB