Agrupamento de Escolas de Barrancos

Exposição de trabalhos de E.Visual (2.º Ciclo) e E.Tecnológica (2.º e 3.º Ciclos)

By , 16 de Junho de 2017

O nosso agradecimento à professora Marlene Magueijo e a todos os alunos que elaboraram os trabalhos!

 

Espetáculo Musical – 14 de junho (atualizado com imagens)

By , 13 de Junho de 2017

O nosso agradecimento ao professor José Fernandes que tão pacientemente treinou os nossos meninos!

Dia Eco-Escola – 14 de junho

By , 13 de Junho de 2017

O nosso agradecimento à professora Susana Balinha que organizou este dia, bem como a todos os colaboradores internos e externos que ajudaram na dinamização das sessões.

Algumas imagens das sessões:

 

Palestra sobre Aristides de Sousa Mendes

By , 11 de Maio de 2017

Tal como tínhamos anunciado, a nossa escola teve a honra de receber no dia 8 de maio o Dr. António Moncada de Sousa Mendes, neto de Aristides de Sousa Mendes, que foi um diplomata português ao serviço do Estado Novo.

Com o seu discurso afável e claro, os nossos alunos ficaram a conhecer um pouco mais da história do seu avô, o nosso cônsul herói – Aristides de Sousa Mendes.

Aristides

O nosso agradecimento à professora Célia Prata que organizou esta “aula ativa”, contando com um “professor especial”! Mais uma estratégia de incentivo aos nossos alunos, tendo também proporcionado uma tarde instrutiva e diferente ao restante público presente que amavelmente colaborou na iniciativa.

Para uma informação mais detalhado consulte o seguinte link, http://reportagemhistoria.blogspot.pt/#!/2017/05/palestra-aristides-de-sousa-mendes_9.HTML

e também o blogue da nossa Biblioteca http://fobiblioteca.blogspot.pt/.

Aqui ficam algumas imagens:

 

Campanha de recolha de R.E.E.

By , 4 de Maio de 2017

recolha ree

Palestra sobre Aristides de Sousa Mendes

By , 2 de Maio de 2017

Aristides

No próximo dia 8 de maio, teremos o prazer e orgulho de receber em nossa escola, o Dr. António Moncada de Sousa Mendes, neto de Aristides de Sousa Mendes, que foi um diplomata português ao serviço do Estado Novo.

Durante a II Guerra Mundial, Aristides de Sousa Mendes, desempenhando as funções de cônsul em Bordéus, desobedeceu às ordens de António de Oliveira Salazar ao salvar mais de 30 000 vidas da perseguição Nazi. Este gesto de coragem, humanidade e determinação, afastou-o da Carreira Diplomática e de qualquer atividade profissional, sendo ostracizado pelos seus pares, familiares e amigos. Os filhos foram perseguidos e não podendo encontrar trabalho em Portugal, são obrigados a emigrar. Aristides de Sousa Mendes acaba por morrer na miséria. No entanto, foi reconhecido por Yehuda Bauer, professor de Estudos do Holocausto no Harman Avraham Institute of Contemporary, Universidade Hebraica de Jerusalém: “Talvez a maior ação de salvamento feita por uma só pessoa durante o holocausto” e por Yad Vashem, (“Autoridade de Recordação dos Mártires e Heróis do Holocausto”) a 18 de Outubro de 1966, como Justo entre as Nações.

Aqui ficam alguns testemunhos que nos dão motivo de orgulho deste nosso Herói português.

Testemunhos retirados do livro: O cônsul Desobediente – autora: Sónia Louro

“O Senhor é para Portugal, a melhor das propagandas, é uma honra para a sua pátria.

Todos aqueles que o conheceram louvam a sua coragem, o seu grande coração, o seu espírito cavalheiresco, e acrescentam: se os portugueses se parecem com o Cônsul Mendes, são um povo de cavalheiros e de heróis”

 Extrato da carta de uma refugiada salva por Aristides de Sousa Mendes

 

“Reconheço como um ato de Deus que um homem como este estivesse no lugar certo à hora certa”

Carta dirigida à organização israelita para a recordação do Holocausto

 

“ Tenho agora 75 anos, sou professor jubilado do MIT. Estou casado há 50 anos com uma mulher maravilhosa, sou pai de dois filhos pelos quais sinto uma grande alegria e orgulho.

Tive uma vida rica. Se não fosse pela ação de Sousa Mendes, eu teria provavelmente morrido de forma horrível num campo de concentração antes dos 17 anos de idade”

Carta de um refugiado que recebeu um visto em 1940

Dia da Saúde – 9 de março

By , 10 de Março de 2017

O Clube de Saúde, Ambiente e Proteção Civil em articulação com os elementos da Unidade de Saúde Pública e com os Bombeiros Voluntários de Barrancos promoveram no dia nove de março o Dia da Saúde. Desde já o nosso agradecimento pela importante colaboração!
As atividades promovidas envolveram rastreios de saúde (tensão arterial e glicémia), jogos interativos sobre alimentação saudável, apresentação dos trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos do 3º ciclo integrados na temática da saúde, formação em Suporte Básico de Vida ministrada pelos alunos da Escola de Infantes e Cadetes de Bombeiros de Barrancos que integram as turmas no 5º, 6º e 7º ano, tendo como público alvo todos os alunos do agrupamento (1º, 2º e 3º ciclo).

Um gostinho do Carnaval 2017!

By , 3 de Março de 2017

Semana dos Afetos – “Barraquinha dos Afetos”

By , 17 de Fevereiro de 2017

No dia 16 de fevereiro, no âmbito da disciplina de História e de OC-CID/ME, em articulação com o Projeto de Educação para a Saúde, Equipa da Biblioteca Escolar e ainda com a colaboração da docente da disciplina de Francês, foi promovida a “Barraquinha dos Afetos“, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância dos afetos no desenvolvimento pessoal, bem como reforçar os laços de afetividade entre os membros da comunidade educativa.

 Um docinho ou salgadinho com direito a um afeto!

Semana dos Afetos – Plano de Educação Sexual

By , 16 de Fevereiro de 2017

O Clube de Saúde, Ambiente e Proteção Civil, em articulação com psicóloga Marta Mondragão, tem vindo a desenvolver o Plano de Educação Sexual nas turmas do segundo e terceiro ciclo do agrupamento e nesse âmbito o Clube apresentou na Semana dos Afetos (dia catorze de fevereiro) o filme Divertida Mente no cineteatro de Barrancos (assistiram todos os alunos do 1.º, 2.º e 3. ciclos). Este filme de animação retrata a complexidade das emoções, alegria, tristeza, medo, repulsa e raiva de forma divertida na vida de uma menina e a forma como essas emoções atuam no pensamento racional de cada pessoa.
Esta atividade terá continuidade em sala de aula com a realização de debates com os alunos, de forma a consciencializar os alunos das diversas mensagens retiradas no filme.

IMG_20170214_141548 (640x480)