Agrupamento de Escolas de Barrancos

LIVRO EM DESTAQUE NA BIBLIOTECA – JULHO 2012

By , 11 de Julho de 2012

Resumo:
Durante anos Jessie manteve em segredo a identidade do pai do seu filho Oliver, e fica em estado de choque quando descobre que o homem em questão, o famoso actor Toby Gillespie, acaba de se mudar para a casa ao lado. Será que a verdade está prestes a ser revelada?
Bastaria um olhar de relance em direcção a Oliver e alguma aritmética mental para Toby deslindar a situação. Mas será que ele é capaz de tal aritmética? E se for, qual será a sua reacção perante um filho que desconhecia?
Se acha que a vida de Jessie já está muito complicada imagine só como vai ficar quando Toby se declarar: afinal, Jessie sempre foi a mulher da sua vida. E o pior é que Toby é casado e a sua deslumbrante mulher pode assistir a tudo da janela ao lado!

Livro em destaque no mês de Maio na Biblioteca

By , 10 de Maio de 2012

Rodrigo Guedes de Carvalho

(Nasceu em 1963, no Porto)

 

Em 1997 recebeu o Prémio Especial do Júri do Festival internacional FIGRA, em França, com uma Grande Reportagem sobre urgências hospitalares. Estreou-se na ficção com o romance Daqui a nada (1992) vencedor do Prémio Jovens Talentos da ONU.

Elogiado pela crítica, foi considerado uma voz incontornável da literatura portuguesa.

 Foi co-argumentista do tele-filme Alta-fidelidade, exibido na SIC, e argumentista da longa-metragem Coisa Ruim, filme que mereceu honras de Abertura Oficial do Fantasporto 2006.

É ainda autor da peça de teatro Os Pés no Arame, levada à cena em Lisboa em 2002.

By , 7 de Abril de 2012

Projeto “Escola Electrão”

By , 29 de Fevereiro de 2012
O Agrupamento de Escolas de Barrancos (AEB) participou nos anos letivos 2009/2010 e  2010/2011 no Projeto “Escola Electrão”, tendo obtido o primeiro e o segundo lugar, respetivamente, na categoria C  “per capita“.
No presente ano letivo 2011/2012, o AEB participou novamente nesta iniciativa, levada a cabo pela Amb3E,  visando sensibilizar para a importância duma correta separação, reencaminhamento e reciclagem dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e dos resíduos de pilhas e acumuladores portáteis. 
Uma vez mais, o envolvimento e colaboração de toda a Comunidade Escolar, bem como da população de Barrancos, em geral, foi crucial para a recolha de eletrodomésticos usados.

Apresentamos algumas imagens do material recolhido:

O nosso sincero agradecimento a todos os que colaboraram com a Escola nesta iniciativa.

 

 

 

CARNAVAL 2012

By , 28 de Fevereiro de 2012

DIA DA INTERNET SEGURA

By , 7 de Fevereiro de 2012

Este ano, o Dia da Internet Segura comemora-se na terça-feira dia 07 de Fevereiro.

O tema em 2012 é Aproximar Gerações através do Slogan “Vamos descobrir o mundo digital juntos …em segurança! “

A nossa escola também se juntou a esta iniciativa realizando trabalhos de divulgação nas aulas de TIC.

NOVO LOGÓTIPO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

By , 17 de Janeiro de 2012

Informam-se todos os docentes que deverão utilizar e a partir de hoje, o novo logotipo do Ministério da Educação e Ciência.

FESTA DE NATAL 2011

By , 14 de Janeiro de 2012

AUTOR DO MÊS NA NOSSA BIBLIOTECA

By , 14 de Janeiro de 2012

Urbano Augusto Tavares Rodrigues


(Lisboa, 6 de Dezembro de 1923)

é umescritor português.

Filho do escritor Urbano Rodrigues, nasceu em Lisboa e passou a infância em Moura. Criado no seio de uma família de proprietários abastados, recebeu as influências das gentes do campo, o que marcou indelevelmente a sua obra escrita. De novo em Lisboa, ingressou na Faculdade de Letras, onde se licenciou em Filologia Românica. Foi leitor de português nas universidades de Montpellier, Aix e Paris, entre os anos de 1949 e 1955, época em que se encontrava impedido de exercer a docência em Portugal, por motivos políticos. Depois do 25 de Abril de 1974 regressou a Portugal. Em 1984 obtém o doutoramento em Literatura, com uma tese sobre a obra de Manuel Teixeira Gomes.

Em 1993 jubila-se como professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, continuando a exercer a docência na Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões. É membro efectivo da Academia de Ciências de Lisboa e membro correspondente da Academia Brasileira de Letras.Autor prolífico e prestigiado da segunda metade do século XX em Portugal, a obra de Urbano, que está traduzida em diversas línguas, tem como característica principal a tomada de consciência do indivíduo face a si mesmo e aos outros, processo que se desenvolve até ao reconhecimento de uma identidade social e política. Tem, além disso, colaboração dispersa por publicações variadas, entre as quais o Bulletin des Études Portugaises, Colóquio-Letras, Jornal de Letras, Artes e Ideias, Vértice, Nouvel Observateur, etc, tendo sido director da revista Europa e jornalista de O Século e de O Diário de Lisboa, periódicos onde fez crítica teatral. Enquanto repórter, percorreu grande parte do mundo, tendo reunido os seus relatos de viagem nos volumes Santiago de Compostela (1949), Jornadas no Oriente (1956) e Jornadas na Europa (1958) entre outros livros de viagens que mais tarde publicou.

Recebeu variados galardões literários, como o Prémio Ricardo Malheiros, da Academia das Ciências de Lisboa com a obra Uma Pedrada no Charco em 1958 (é de salientar que o seu pai, Urbano Rodrigues, já tinha vencido este prémio na edição do ano de 1948 com a obra O Castigo de D. João), Prémio da Associação Internacional de Críticos Literários, Prémio da Imprensa Cultural, Prémio Vida Literária – atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores, Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco.

PROTOCOLO ENTRE EDIA E AEB

By , 13 de Janeiro de 2012

No dia 8 de Novembro de 2011 foi assinado um Protocolo de Cooperação entre a EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, S.A.) e o Agrupamento de Escolas de Barrancos (AEB), tendo como referência o Parque de Natureza de Noudar (PNN).

O PNN é um projeto da EDIA que concretiza objetivos do seu Plano de Gestão Ambiental e que se destina também a promover o desenvolvimento agro-florestal e turístico do concelho de Barrancos, bem como a promover atividades de educação ambiental. Este Parque dispõe, entre outras ofertas, de um programa de atividades dirigido a escolas, designado “Vamos a Noudar”, que conta com uma oferta diversificada de atividades pedagógicas, que podem ser desenvolvidas em espaços interiores, mas sobretudo exploradas no campo, com equipamentos específicos de cada temática – Flora, Fauna, Água, Solo, Agricultura, Geologia, Artes, Matemática, Física, Química.

O AEB considera que a colaboração com o PNN é importante para a concretização do seu Projeto Educativo, tendo em conta os recursos que dispõe para a realização de atividades educativas de caráter experimental.

A EDIA, enquanto membro fundador da Associação IBERLINX, representa o “Clube dos Amigos do Lince-ibérico”, que dispõe de atividades de voluntariado para grupos. O AEB considera que o papel do PNN na estratégia nacional para a conservação do lince-ibérico contribuirá para o desenvolvimento local, devendo por isso ser valorizado em termos educativos tendo em vista a sensibilização dos alunos para esta temática.

Assim sendo, o Agrupamento de Escolas de Barrancos e a EDIA, S.A. acordam o presente protocolo, que tendo como foco principal o Parque de Natureza de Noudar incidirá nas seguintes áreas temáticas:

A – Visitas de estudo

B – Clube dos Amigos do Lince-ibérico

C – Organização de eventos

D – Programa de Apadrinhamento (de uma ou duas turmas premiadas com um Plano de Atividades Anual a realizar no PNN)

Cerimónia de assinatura do Protocolo – Biblioteca de Barrancos

A esquerda para a direita – Dra. Isabel Sabino, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barrancos; Dra. Augusta Cachoupo, Administradora da EDIA; Dr. Henrique Troncho, Presidente da EDIA; Prof. Bento Caldeira, Diretor do AEB; Dr. Leonel Rodrigues, Presidente do Conselho Geral do AEB e Profª. Cláudia Costa, Adjunta do Diretor do AEB